Um espaço para desvendar mistérios de cozinha, trocar impressões de gastronomia leiga e falar sobre lugares legais para comer.

domingo, 5 de agosto de 2007

Tardou, mas compensou...

Todas as pessoas que gostam de coisas de casa diferentes, antigüidades e afins conhecem ou já ouviram falar da feirinha da Benedito Calixto em São Paulo. O que muitas pessoas ouviram falar ou os que já estiveram por lá presenciaram é da muvuca na frente de um restaurante de entrada simples, chamado de "Consulado Mineiro".

Confesso que morria de vontade de ir, mas normalmente desanimava ora com a muvuca, ora com a dificuldade até de me aproximar da menina que atende para pedir uma reserva de mesa. Eu fraquejava mesmo...

Eis que fui à Benedito Calixto com uma pessoa mais paciente que eu que me convenceu a "segurar a fome na base de muitas cervejinhas" e esperar por um lugar no famigerado restaurante.

De começo pareceu razoável apesar da promessa de mesa em por volta de "uma a duas horas após pedirmos um lugar" mas todos diziam que ia compensar... E passou 1 hora, passou 2h e já estávamos cansados da cervejinha quando ouvimos o "chamado" para nossa mesa. Correria e tentativa de se desvencilhar da multidão para chegar à mesa e ouvimos um "sinto muito, você demorou passamos a vez"... Desespero e uma promessa: vamos colocá-las na próxima !

E a próxima demorou a chegar... Mais meia hora, duas Originais depois, idéias de "desistir agora", mas finalmente recebemos o "chamado". Ao entrar no local, me lembrei dos restaurantes típicos de Ouro Preto, Tiradentes com aquele visual simples, uma coisa meio "matuto chic"... O serviço extremamente eficiente, afinal eles estão cientes do nível de fome daqueles que aguardam muitas horas para entrar.

Ciceroneada pelas amigas já conhecedoras a opção escolhida em uníssono pelas conhecedoras foi um "Zona da Mata". E eu me perguntando se não seria pouco para quatro donzelas já desmaiadas de fome, mas me garantiam que não. Eis que quando chega o prato confirma-se: tem comida para se fartar nas simpáticas cumbucas de barro.

Tempero caprichado, pimentinha forte, me senti em MG nos melhores restaurantes roots de lá. Admito que meu mal-humor da espera se dissipou à medida em que eu experimentava mais e mais o tutu caprichadinho e a carne seca temperada. Fica aqui somente a sugestão de um "aumento" na porção de couve que foi disputadíssima pelos presentes à mesa.

Para encerrar com chave de ouro íamos de uma das váaarias cachaças do local, mas depois de tanta cervejinha "da espera" resolvemos trocar pela sobremesa. Dificuldade de decidir entre vários doces de vó: ambrosia, doce de leite, compotas, arroz doce, doce de abóbora, este último minha opção. De-li-ci-o-so !!!

Pecado final do atendimento: os 15 minutos de espera de um café que não chegava nunca. A parte boa da brincadeira. Comer bem e beber legal por até R$ 20,00. Isso mesmo, os pratos que à priori parece "caros" alimentam bem de 3 a 4 pessoas tranquilo o que torna o restaurante uma boa pedida e lhe dá o "perdão" da enorme fila de espera de da muvuca na sua entrada.

Fica aqui uma dúvida que caso alguém possa me responder eu ficaria agradecida: existe um outro Consulado Mineiro em Pinheiros ali perto do da praça, não me recordo se é na Simão Alvares, na Cônego Eugênio, alguma rua ali dos arredores e, dizem as boas almas, é tão bom quanto e beeem menos muvucado. Alguém já foi e pode me corroborar essa teoria ???

3 comentários:

lau disse...

oi, stella! resolvi dar uma olhadinha no seu blog.
então, tem outro consulado na cônego, quase esquina com a rua dos pinheiros. é ótimo também, sem a muvuca da benedito...
vale a pena, principalmente se não tiver mais saco de esperar 2h30 para se alimentar...
bjoca

George Campos disse...

Confesso... já passei por esse martírio pra comer ali no Consulado mineiro, justamente eu mineiro, vontade de comer o que comi durante anos sem nunca ter dado o valor merecido. :)

Hoje felizmente só preciso de um telefonema pra Itanhaem e avisar minha mãe que estou chegando e a vontade do prato escolhido.

O restaurante da Cônego é tão bom quando o Pca. B. Calixo, palavra de mineiro. :)

Aaaaa tem um prato chamado Canjiquinha Mineira + Feijão amigo + Couve, coloque no target de vcs... Gostei do "restaurantes roots"

abs

George

Ludmilla disse...

Como já é esperado não conheço nem esse Consulado da Benedito (só a muvuca pelo lado de fora), nem o outro. Acho que aí não encontro comida para o meu paladar, mas adorei os doces de vó.
Beijos.