Um espaço para desvendar mistérios de cozinha, trocar impressões de gastronomia leiga e falar sobre lugares legais para comer.

domingo, 29 de julho de 2007

Delícia do sul de minas...

Com certeza praticamente ninguém conhece e pequena e bucólica cidade de Pouso Alto, no sul de Minas Gerais. Por mais que eu e meu grupo de faculdade tenhamos tornado a cidade um pouco mais conhecida com nosso famoso trabalho de conclusão de curso premiado aqui e no Mercosul, fica difícil para qualquer leitor imaginar a cidade tão bem quanto uma pessoa que já esteve por lá... Imagine aquelas cidades cujo centro resume-se a uma praça, prefeitura e igreja. Pois bem, metade de Pouso você já imaginou. Pense na tranqüilidade das casinhas de portão baixo e destravado do interior e você já vislumbrou um pouco mais. O que digo é que se você quer passar um fim de semana traqüilo em slow motion, Pouso Alto é uma ótima pedida, se você gosta de baladas de interior tipo festas rurais e carnavais fora de época, não perca o calendário da cidade que também reserva boas surpresas para você também!

Agora você me pergunta "ok, mas o que a cidade tem que te motivou a fazer um post aqui nesse blog?" e eu respondo: além de fazer parte do circuito das águas (entre as cidades de Caxambu, São Lourenço, Passa Quatro, famosas por suas fontes com líquidos aquosos de gosto duvidoso), a região também abriga uma produção agropecuária invejável que faz de lá a verdadeira "terra do leite e derivados". Dessa forma, se você adora queijo e todos seus subprodutos, seja bem-vindo, prepare seu bolso e estômago e vá fundo nas delícias!

Fica aqui minha recomendação - para aqueles que gostam, obviamente - do gorgonzola da marca "Boa Nata". Vendido em pedaços pequenos (média 200g), o queijo não faz nada feio com os seus primos importados dos países de origem dessa delícia de gosto forte e sabor pronunciado. Verdinho, verdinho, ele equilibra o sabor natural do queijo e o aroma e gosto característicos dos pequenos fungos verdes.

Essa marca tem ótimos produtos, mas para quem mora em São Paulo é praticamente impossível cruzar com produtos dessa marca por aqui, infelizmente. Para quem interessar em conhecer mais os derivados de leite e ver receitas, visite www.boanata.com.br .

À propósito, aqui vai uma dica gostosa para fazer esse queijo de uma maneira menos traumática para aqueles que ainda não se acostumaram com o sabor: compre um pacote de massa para lasanha fresca de 400g (formato retangular, não aquela que o retângulo é cortado em duas tiras). Compre um pedaço de gorgonzola (200g), coloque num prato e amasse com um garfo até obter uma massinha farofenta. Abra as folhas da lasanha, coloque duas colheres médias com o quejo e faça rolinhos. Espalhe os rolinhos sobre uma assadeira e cubra com molho de tomate refogado (tipo Pomarola). Se gostar de bem molhado use 1,5 latinha de molho.

Leve ao forno uma média de 15 minutos em forno convencional/elétrico. Tire a forma do forno e acrescente um pouco de parmesão ralado sobre o parto. Leve mais 10 minutos ao forno ou até que o queijo doure. Sirva com uma salada de folhas verdes de entrada e com um medalhão filet mignon temperado leve grelhado para acompanhar.

Nenhum comentário: