Um espaço para desvendar mistérios de cozinha, trocar impressões de gastronomia leiga e falar sobre lugares legais para comer.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Receita coringa para impressionar...

Ok, todo mundo gosta de uma massinha com molho. Mas que tal sair da comodidade de abrir uma latinha de Pomarola e fazer uma coisa mais elaborada (e sem muito trabalho).
Essa receita é deliciosamente simples, com apresentação bonita e um sabor com um pé no Mediterrâneo. Cai totalmente bem pra acompanhar um miolo de filet mignon grelhado (usuários de George Foreman Grill, uni-vos) e pra beber um lambrusco tinto ou rosé.

Supondo que você saiba fazer macarrão e que a massa não seja problema, vamos à receita:
Compre um potinho de alho picado (dura uma eternidade e quebra um galhão sempre), azeite, uma latinha de tomates pelados, uma pitadinha de sal e uma de açúcar e um macinho de majericão.
Coloque o azeite pra esquentar com o alho e doure os pedacinhos. Depois coloque os tomates pelados e vá desmanchando eles sobre o alho. Quando começar a ficar com uma cara de molho mais clarinho e com pedacinhos, coloque o sal e a pitada de açúcar (que vai tirar a acidez do tomate).

Deixe mais uns 5 minutinhos e acrescente as folhinhas de manjericão. Mexa, mais 5 minutos e desligue o fogo (para as folhas não murcharem).

Misture a massa e o molho e sirva com queijo ralado para acompanhar. Dê preferência ao ralado grosso, preferencialmente pecorino (que tem gosto mais curado e forte que o parmesão). Para essa receita a massa recomendada é do tipo espaguete. Se puder, escolha o tipo mais fininho que fica mais harmônico no prato.
Não sabe fazer macarrão? Para duas pessoas, ferva meia panela média de água com uma colher de sopa de sal. Quando levantar fervura coloque a massa e mexa aos poucos. Em média leva uns 10, 15 minutos para começar a ficar bom (depende do tipo da massa). Medo de errar ? Compre massa fresca, tipo Frescarini e repita o procedimento da água. Quando ferver despeje a massa e deixe de acordo com as instruções de tempo do pacotinho !
Agora arrume a mesa, coloque uma boa música e convide alguém pra mostrar seus dotes culinários...

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou testar depois te conto!!!

beijão!!